Pular para o conteúdo principal

Sobre a morte do meu pai

Hoje não é um dia bom? Hoje é um dia qualquer?

Uma coisa quero, esquecer. Qual foi o dia da morte do meu pai?, quando perdi o amigo? Que dia parei de me comunicar com quem quase sempre pensava diferente de mim (e que me enriquecia tanto)?

Melhor pensamentos de passado, futuro e presente serem uma coisa só. Ele existiu. Eu o vi, conheci. Senti seu cheiro, sei da sua voz, do seu semblante.

Dersu. Ele esta morrendo, algumas pessoas que o conhecem vão se importar, mas pra mim com certeza será diferente depois do momento. Ele é mais relevante. Ele não morreu ainda, mas já não existe mais, sem som, parado, dormindo.... Sem irmãos, resta minha mãe. Sinto como se ela pudesse partir a qualquer momento, agora na casa dela.  Responsabilidade? Bozo é claro. Não dá pra negar. Sentimento que se eu faltar, a Alice estará ainda mais desprotegida. Medo, de perder a própria vida, que nunca tive.

Mas não quero me enganar e santificá-lo. Não quero colocá-lo em pedestal, acreditar por algum motivo nas baboseiras deste momento que vem de todos os lados. Quero me lembrar dele, não do que eu gostaria do que ele tivesse sido! Não era meu herói, nem era livre de tolices, de auto engano, de momentos de egoísmo, dos nossos pontos cegos e da mediocridade. Ele era uma pessoa. Mas era o meu pai. E era uma pessoa melhor do que a maioria que conheci...

Hoje eu estranho tudo e num momento que julgava ser de lucidez mas que percebo ser de anestesia, preciso hora de silencio, hora do riso das meninas, daquela palavra da Claudia.

Dia estranho, estranha lucidez. Dia qualquer. Esquecer que dia é. Morrendo a qualquer momento. Sem data de validade, como um android de blade runner. Dersu!

Se fosse pra escolher uma cena apenas, pela beleza, pela música, pela poesia, Dersu, narrando ao capitão parte da sua história, incapaz de entender a maldade, não entende por que o roubaram. Meu pai as vezes tinha destas. Não tenho esta esperança, não compartilho da maior fé do meu pai, do príncipe Liév Míchkin e do Eduardo Suplicy: de que a justiça e a bondade perduram. Interpreto que a esperança deles é por não aceitarem a realidade. Talvez o mundo seja a pantomima violenta do Tchekhov em No fundo do barranco, a ignorância assustadora de Os Mujiques ou a ingratidão amarga do Guy de Maupassant em Bola de sebo. Interpretações, empresto sentimentos meus: só existe darwinismo silencioso e indiferente. E é como termina. A boa vontade do capitão, nos ensina Kurosawa, é penalizada. A arma dada para ajudar o amigo é o que acelera sua morte. Nosso destino será enfim a morte. A morte tudo esta condenado. Hoje em particular, não é surpresa que tenha ficado mais clara "a suave indiferença do mundo"... Só estou amargo? "Os homens julgam segundo suas convicções, pouco se importando com a verdade...  "

https://www.youtube.com/watch?v=P3SKsnpyhyo

Então vem uma liberdade completa no final das contas com a morte das pessoas com as quais se sente de alguma forma preso. Então você se da conta que não precisa atender expectativas dos outros... E tenho as minhas tão pequenas...É o medo também meu esta esperança que sinto quando penso: mais velho perto de casa, mais ataraxia?






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a amizade

Um suspiro depois de um longo caminho e penso em todas as vezes que me equivoquei tentando controlar ou oprimir sem aceitação completa e incondicional da vida...  Vejo tão diferente....   Neste momento votar leve e sem esperança entendendo que reeleito ou não o psicopata burro com  apoio da crentinice, a democracia fracassou neste pais. Os retrocessos virão ainda mais com o próximo congresso, onde leis e práticas progressistas serão substituídas por limitantes e preconceituosas (mais que tudo hipócritas). Os ciclos se iniciam e impulsionam os seguintes: "a história se repete, primeiro como tragédia, depois como farsa". Até no senado, foi tudo pro espaço. Votar no Safatle ou na bancada feminista, tanto faz. "Para um homem de bem, a indiferença pode ser uma religião." "Que o mundo «está infestado com a escória do género humano» é perfeitamente verdade. (...)  Parece-me que o escritor não deveria tentar resolver questões como a existência de Deus, pessimismo, etc.
Entender um pouco mais sobre a fragilidade e os ciclos. Se é verdade que a história se repete, a primeira vez como tragédia e depois como farsa lembro do Roger Stone com o Nixon e o NPAC , Gingrich, os Birthers - do qual o mais destacado incompetente virou presidente. O que é angustiante entender sobre os republicanos nos EUA é o paralelo inevitável com o que vivemos no brasil. Temos nossa Sarah Palin armada empunhando e ameaçando as vesperas da eleição - por que a violência explicita terceirizada ou canalizada por uma mulher, até nisto subserviente? Temos nosso Tea Party mais cínico e nada disfarçado. com empresários do agro e bilionários associados. Temos nossa Ann Coulter no Olavo de carvalho. Temos nossos Birthers que insistem na republica de curitiba depois de tudo que aconteceu. Mas mais que tudo temos a abdicação dos republicanos pelo cumprimento  das regras tácitas depois de um século que erodiram a democracia americana  Sem inocencia de esquecer a atuação do governo eleito na

Sobre o gado ou Nome aos bois

Astrologia, alienígenas perambulando e abduzindo, citar e adorar torturador, criacionismo, defender que a população se arme, design inteligente, ditadura de 64 não foi golpe, dizer "feminazi", dogmatismo, falar em “ideologia de gênero”, fascismo, fazer arminha com a mão, fé que empresa privada tem objetivo social, homeopatia, impor próprios valores aos outros quando ninguém esta sendo ferido ou prejudicado, KKK, luta contra o aborto, machismo, mediunidade, meritocracia, milicia, milico, misticismo quântico, nazismo, olavismo, movimento antivacina, mulheres terem privilégios, mudanças climáticas são uma farsa, numerologia, parapsicologia, PMs, preconceito lgbtqia+, racismo, racismo reverso, reiki, trumpismo, telepatia, teologia da prosperidade, terapia de cores ou cristais, terraplanismo, ufanismo. Vizinhos, casal de professores universitários: um acredita em reiki e na astrologia, usa e abusa da homeopatia e vê espíritos perambulando (mas jura pelo caboclo das 7 encruzilhadas