Pular para o conteúdo principal

Intolerância

Minha primeira namorada abandonou o grupo de literatura que montamos, por que enviei um post com o poema do Fernando Pessoa O Guardador de rebanhos... Fiquei um pouco decepcionado.
Diz o poema: "estúpido como a igreja católica."  E este é o motivo. 

Não consigo me imaginar detestando a obra do Caravaggio por que ele era cristão. Ou por que era assassino. Não sou menos apaixonado pela música do Mozart por ele ter escrito um Requiem. Repensando a atitude é bizarra. Pro que queremos achamos desculpas, pro que queremos procuramos pretextos. 

Poderia dizer sobre ela: sã de espírito, amoral, fertilizável, inconfiável, cativante, perspicaz, limitada, prudente, indiferente. A carne que sempre diz “Sim”! E tudo sempre com muito entusiasmo.
Sincera e justa em minúcias, por teimosia em geral, em maior escala, na atitude total perante a vida insincera.  O caráter de um gato: predador disfarçado de animal de estimação. Expansiva de um jeito meigo, como se flutuasse dado sua proximidade com seu deus único e pessoal. Algo podia ser pior?

Rido de tudo no final. Ela é extremamente doce e frágil, mesmo me dizendo que é crua. Não suporta as tristezas e os fardos. Ocupa cada minuto do tempo para esquecer as dores, fuga interminável. Girls just wanna have fun. Vale tanto pra ela quanto pra mim: vontade de potência e nada mais...

 A fé a permite realizar o que é. Somos o que somos. Encontramos na vida argumentos pra reafirmar o que somos. Pretextos... A igreja não busca nada... Regrediu com o Papa João Paulo II... Criou barreiras imaginárias dentro da filosofia de vida do Cristo contra tudo o que não reafirmasse dogmas convenientes a estrutura perpetuação do poder e relevância. As pessoas, nunca são estúpidas como a Igreja católica, por que nós não temos dois mil anos pra continuar exercendo o direito a estupidez, institucionalizando e esquecendo o que pregava o Cristo - nós melhoramos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a amizade

Um suspiro depois de um longo caminho e penso em todas as vezes que me equivoquei tentando controlar ou oprimir sem aceitação completa e incondicional da vida...  Vejo tão diferente....   Neste momento votar leve e sem esperança entendendo que reeleito ou não o psicopata burro com  apoio da crentinice, a democracia fracassou neste pais. Os retrocessos virão ainda mais com o próximo congresso, onde leis e práticas progressistas serão substituídas por limitantes e preconceituosas (mais que tudo hipócritas). Os ciclos se iniciam e impulsionam os seguintes: "a história se repete, primeiro como tragédia, depois como farsa". Até no senado, foi tudo pro espaço. Votar no Safatle ou na bancada feminista, tanto faz. "Para um homem de bem, a indiferença pode ser uma religião." "Que o mundo «está infestado com a escória do género humano» é perfeitamente verdade. (...)  Parece-me que o escritor não deveria tentar resolver questões como a existência de Deus, pessimismo, etc.
Entender um pouco mais sobre a fragilidade e os ciclos. Se é verdade que a história se repete, a primeira vez como tragédia e depois como farsa lembro do Roger Stone com o Nixon e o NPAC , Gingrich, os Birthers - do qual o mais destacado incompetente virou presidente. O que é angustiante entender sobre os republicanos nos EUA é o paralelo inevitável com o que vivemos no brasil. Temos nossa Sarah Palin armada empunhando e ameaçando as vesperas da eleição - por que a violência explicita terceirizada ou canalizada por uma mulher, até nisto subserviente? Temos nosso Tea Party mais cínico e nada disfarçado. com empresários do agro e bilionários associados. Temos nossa Ann Coulter no Olavo de carvalho. Temos nossos Birthers que insistem na republica de curitiba depois de tudo que aconteceu. Mas mais que tudo temos a abdicação dos republicanos pelo cumprimento  das regras tácitas depois de um século que erodiram a democracia americana  Sem inocencia de esquecer a atuação do governo eleito na

Sobre o gado ou Nome aos bois

Astrologia, alienígenas perambulando e abduzindo, citar e adorar torturador, criacionismo, defender que a população se arme, design inteligente, ditadura de 64 não foi golpe, dizer "feminazi", dogmatismo, falar em “ideologia de gênero”, fascismo, fazer arminha com a mão, fé que empresa privada tem objetivo social, homeopatia, impor próprios valores aos outros quando ninguém esta sendo ferido ou prejudicado, KKK, luta contra o aborto, machismo, mediunidade, meritocracia, milicia, milico, misticismo quântico, nazismo, olavismo, movimento antivacina, mulheres terem privilégios, mudanças climáticas são uma farsa, numerologia, parapsicologia, PMs, preconceito lgbtqia+, racismo, racismo reverso, reiki, trumpismo, telepatia, teologia da prosperidade, terapia de cores ou cristais, terraplanismo, ufanismo. Vizinhos, casal de professores universitários: um acredita em reiki e na astrologia, usa e abusa da homeopatia e vê espíritos perambulando (mas jura pelo caboclo das 7 encruzilhadas