Pular para o conteúdo principal

Num sábado ocioso

Em um grupo de filosofia, recebemos um e-mail com triste começo... Como se fosse um oráculo, alguém desesperado perguntava: qual o sentido da vida. Respondi meio (totalmente) sem jeito que não encontrava resposta pra estas questões e que não conhecia até o momento aquele que teve boa sorte na empreitada. Pra tentar viver o caminho enquanto não encontrasse e que assim tudo já se resolveria.
Me mandou de volta um e-mail grosseiro faltou evocar satanás pela minha falta de humanidade. Que não era sincero ao responder... Agora, sejamos sinceros... A pergunta é absurda. Não existe sentido da vida (qualquer vida humana, pensando-se em sentido como objetivo a ser alcançado, como ato a ser realizado) e todos, no fundo, sabem disto. A questão seria talvez: qual o propósito para a MINHA vida, e isto apenas EU posso responder. Ah bendito Individualismo! Sagrado Joyce e Santissimo Nietzsche. E ainda há alguns dizem é o amor, outros dizem a família, outros ainda a realização ou o crescimento pessoal. Eu não penso que seja assim. Isto é pura balela (mesmo que na prática eu tente agir como se pudessemos viver de uma forma mais altruísta, não acho que seja possível). Ah! Criaturinhas egoístas e patéticas somos nós! O nosso propósito é satisfazermos nossas necessidades imediatas (carinho, afeto, sexuais, alimentação perdurar...). Toda uma sorte de padrões de comportamento e idéias (mesmo as mais sutis elocubrações do "espírito") foi construída para que tal fato se realize.
Pensando então no sentido como direção, o sentido da vida é a morte. Samuel Becket diz lindamente: "a luz brilha um instante e então vem a noite".Seja feliz. Será possível que sem querer torne os outros felizes também.
Agora para quê o Homem nasce? Para contentar pai e mãe que, depois de se sentirem sós e sofrerem bastante no mundo, resolvem egoísticamente colocar um ser para lhes proporcionar algum alívio. Nenhuma certeza de pra que ele nasce mas se nove meses antes alguém não gozou no buraco quente o cara nasceu de proveta ou é filho de soldado.
Antes que me perguntem se quero ter filhos já adianto... COM CERTEZA!!

Pra que não digam que eu não me esponho no blogger...
E tudo passa. Houve um dia no inicio dos tempos onde eu acreditava que Alberto Ranelluccio, Marcos Toro Rias e outros eram meus amigos;Fui roubado, enganado, traido. Isto passou. Solon o principal picareta morreu. Pelo menos é o que dizem. E eu tento esquecer tudo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a amizade

Um suspiro depois de um longo caminho e penso em todas as vezes que me equivoquei tentando controlar ou oprimir sem aceitação completa e incondicional da vida...  Vejo tão diferente....   Neste momento votar leve e sem esperança entendendo que reeleito ou não o psicopata burro com  apoio da crentinice, a democracia fracassou neste pais. Os retrocessos virão ainda mais com o próximo congresso, onde leis e práticas progressistas serão substituídas por limitantes e preconceituosas (mais que tudo hipócritas). Os ciclos se iniciam e impulsionam os seguintes: "a história se repete, primeiro como tragédia, depois como farsa". Até no senado, foi tudo pro espaço. Votar no Safatle ou na bancada feminista, tanto faz. "Para um homem de bem, a indiferença pode ser uma religião." "Que o mundo «está infestado com a escória do género humano» é perfeitamente verdade. (...)  Parece-me que o escritor não deveria tentar resolver questões como a existência de Deus, pessimismo, etc.
Entender um pouco mais sobre a fragilidade e os ciclos. Se é verdade que a história se repete, a primeira vez como tragédia e depois como farsa lembro do Roger Stone com o Nixon e o NPAC , Gingrich, os Birthers - do qual o mais destacado incompetente virou presidente. O que é angustiante entender sobre os republicanos nos EUA é o paralelo inevitável com o que vivemos no brasil. Temos nossa Sarah Palin armada empunhando e ameaçando as vesperas da eleição - por que a violência explicita terceirizada ou canalizada por uma mulher, até nisto subserviente? Temos nosso Tea Party mais cínico e nada disfarçado. com empresários do agro e bilionários associados. Temos nossa Ann Coulter no Olavo de carvalho. Temos nossos Birthers que insistem na republica de curitiba depois de tudo que aconteceu. Mas mais que tudo temos a abdicação dos republicanos pelo cumprimento  das regras tácitas depois de um século que erodiram a democracia americana  Sem inocencia de esquecer a atuação do governo eleito na

Sobre o gado ou Nome aos bois

Astrologia, alienígenas perambulando e abduzindo, citar e adorar torturador, criacionismo, defender que a população se arme, design inteligente, ditadura de 64 não foi golpe, dizer "feminazi", dogmatismo, falar em “ideologia de gênero”, fascismo, fazer arminha com a mão, fé que empresa privada tem objetivo social, homeopatia, impor próprios valores aos outros quando ninguém esta sendo ferido ou prejudicado, KKK, luta contra o aborto, machismo, mediunidade, meritocracia, milicia, milico, misticismo quântico, nazismo, olavismo, movimento antivacina, mulheres terem privilégios, mudanças climáticas são uma farsa, numerologia, parapsicologia, PMs, preconceito lgbtqia+, racismo, racismo reverso, reiki, trumpismo, telepatia, teologia da prosperidade, terapia de cores ou cristais, terraplanismo, ufanismo. Vizinhos, casal de professores universitários: um acredita em reiki e na astrologia, usa e abusa da homeopatia e vê espíritos perambulando (mas jura pelo caboclo das 7 encruzilhadas