Pular para o conteúdo principal

Livros (I)

Li um trecho do Zaratustra. Não da pra ficar indiferente a tanta sabedoria, tanta profundidade. Não enjôo e releio. Claro que há a megalomania, pretensão; mas há força, ha suor e ha vida humana, o humano mostrado com genialidade pelo psicologo-filosofo. Quanta solidão alguém precisa passar para ver as coisas tão claramente?

"Agora eu irei sozinho: oh meus discípulos! ide também vós e sozinhos, assim o quero. Ide para longe de mim e defendei-vos de Zaratustra! melhor ainda, envergonhai-vos dele! Talvez ele vos enganou... O homem que se inclina a consciência não só deve poder amar os seus inimigos, como também deve poder odiar os seus amigos. Recomenda-se mal um mestre se ficamos sempre apenas discípulos. Por que não arrancai as folhas da minha coroa? Eu sou venerado por vós: mas que seria de vós se o objeto de vossa veneração algum dia desmoronasse? Cuidado: não vos deixei esmagar por uma estátua.
Deveis ter fé em Zaratustra? Mas que importa Zaratustra? Sois os meus crentes? Mas que importam todos os crentes do mundo?! Não tínheis ainda procurado vós mesmos; então encontrásteis a mim. Assim acontece com todos os crentes; por isto, a fé tem um valor tão insignificante...
E, agora, eu vos ordeno que vos percais de mim, encontrando vós mesmos e somente então, QUANDO TODOS VOS ME TENHAIS RENEGADO, retornarei em meio de vós.."
F. Nietzsche
"É necessário ser duro como um martelo, o que não significa, em hipótese alguma, insensibilidade. Em Nietzsche, se bem lido, encontra-se o máximo de sensibilidade. É o seu pathos. "

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a amizade

Um suspiro depois de um longo caminho e penso em todas as vezes que me equivoquei tentando controlar ou oprimir sem aceitação completa e incondicional da vida...  Vejo tão diferente....   Neste momento votar leve e sem esperança entendendo que reeleito ou não o psicopata burro com  apoio da crentinice, a democracia fracassou neste pais. Os retrocessos virão ainda mais com o próximo congresso, onde leis e práticas progressistas serão substituídas por limitantes e preconceituosas (mais que tudo hipócritas). Os ciclos se iniciam e impulsionam os seguintes: "a história se repete, primeiro como tragédia, depois como farsa". Até no senado, foi tudo pro espaço. Votar no Safatle ou na bancada feminista, tanto faz. "Para um homem de bem, a indiferença pode ser uma religião." "Que o mundo «está infestado com a escória do género humano» é perfeitamente verdade. (...)  Parece-me que o escritor não deveria tentar resolver questões como a existência de Deus, pessimismo, etc.
Entender um pouco mais sobre a fragilidade e os ciclos. Se é verdade que a história se repete, a primeira vez como tragédia e depois como farsa lembro do Roger Stone com o Nixon e o NPAC , Gingrich, os Birthers - do qual o mais destacado incompetente virou presidente. O que é angustiante entender sobre os republicanos nos EUA é o paralelo inevitável com o que vivemos no brasil. Temos nossa Sarah Palin armada empunhando e ameaçando as vesperas da eleição - por que a violência explicita terceirizada ou canalizada por uma mulher, até nisto subserviente? Temos nosso Tea Party mais cínico e nada disfarçado. com empresários do agro e bilionários associados. Temos nossa Ann Coulter no Olavo de carvalho. Temos nossos Birthers que insistem na republica de curitiba depois de tudo que aconteceu. Mas mais que tudo temos a abdicação dos republicanos pelo cumprimento  das regras tácitas depois de um século que erodiram a democracia americana  Sem inocencia de esquecer a atuação do governo eleito na

Sobre o gado ou Nome aos bois

Astrologia, alienígenas perambulando e abduzindo, citar e adorar torturador, criacionismo, defender que a população se arme, design inteligente, ditadura de 64 não foi golpe, dizer "feminazi", dogmatismo, falar em “ideologia de gênero”, fascismo, fazer arminha com a mão, fé que empresa privada tem objetivo social, homeopatia, impor próprios valores aos outros quando ninguém esta sendo ferido ou prejudicado, KKK, luta contra o aborto, machismo, mediunidade, meritocracia, milicia, milico, misticismo quântico, nazismo, olavismo, movimento antivacina, mulheres terem privilégios, mudanças climáticas são uma farsa, numerologia, parapsicologia, PMs, preconceito lgbtqia+, racismo, racismo reverso, reiki, trumpismo, telepatia, teologia da prosperidade, terapia de cores ou cristais, terraplanismo, ufanismo. Vizinhos, casal de professores universitários: um acredita em reiki e na astrologia, usa e abusa da homeopatia e vê espíritos perambulando (mas jura pelo caboclo das 7 encruzilhadas