Pular para o conteúdo principal

Aquele abraço

Escrever o ultimo e-mail não foi mais fácil, nem mais difícil do que escrever os anteriores. Foram pouco mais de cinco anos, com acertos e erros, dei lucro e recebi salário, creio que nada do que me envergonhar. A XXX é uma boa empresa, dá lucros aos acionistas, paga o salário em dia. É, afinal, a segunda ou a terceira maior do mundo no seu segmento. Motivo de orgulho.
Desejo ter contribuído para o crescimento de outras pessoas e ter sido util. Procurei fazer isto questionando sempre, não aceitando fazer por que "é assim que sempre foi feito", por que era o caminho mais fácil ou o que agradaria internamente sem atender aos clientes. Tentei, nas decisões que tomei mais que agradar, ser assertivo. Também se acatei solicitações sem concordar, alertei e tentei entender, sem esquecer das minhas limitações. Num momento aqui dentro onde o senso comum é que qualquer discordância não pega bem, que devemos seguir pelo politicamente correto, espero ter conseguido provocar, sem consolar com sentimentalismos, por que, se precisamos dar lucro para a empresa, precisamos antes de tudo pensar, pensar em processos, pensar em tecnologia, não dá pra ficar na mesmice, não dá para ficar seguindo roteiros... Neste sentido, descobri, trabalhando aqui, muito mais sobre o que não quero do que sobre o que quero.
Fui muitas vezes feliz aqui. Conheci muitas pessoas interessantes, que me mostraram muitas novas perspectivas. Não é nada simples, nem tão freqüente, mas é extraordinário quando em um insight percebemos que, graças a ajuda dos outros, temos uma nova idéia até aquele momento totalmente oposta a que se acreditava ser a melhor... Mais do que isto, quando verificamos que é difícil até escolher entre duas idéias tão diferentes... "Ortodoxia, senhor, é a minha doxia; heterodoxia é a doxia de outro homem". Se o trabalho não engrandece, a dificuldade e as opiniões contrárias, podem humanizar. Mais que tudo, desejo ter melhorado de alguma forma. Agradeceria particularmente ao aprendizado que tive com A,B,C ... Devo ter me esquecido de vários, mas seguramente vocês fizeram diferença no meu trabalho, devo muito a vocês. Lembro-me sempre das conversas que tive com o X, Y e Z que já sairam. É bom aprender.
Deixo a empresa da mesma forma que cheguei, sem certeza alguma que não seja: a vida é pugna. Quero sair daqui e cometer somente erros novos, mas isto é otimismo demais! Levamos muito tempo tentando nos tornar quem gostaríamos de Ser (que acreditamos que ainda possamos Ser). A questão é aproveitar o caminho:Amarcord.
Abraços a todos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a amizade

Um suspiro depois de um longo caminho e penso em todas as vezes que me equivoquei tentando controlar ou oprimir sem aceitação completa e incondicional da vida...  Vejo tão diferente....   Neste momento votar leve e sem esperança entendendo que reeleito ou não o psicopata burro com  apoio da crentinice, a democracia fracassou neste pais. Os retrocessos virão ainda mais com o próximo congresso, onde leis e práticas progressistas serão substituídas por limitantes e preconceituosas (mais que tudo hipócritas). Os ciclos se iniciam e impulsionam os seguintes: "a história se repete, primeiro como tragédia, depois como farsa". Até no senado, foi tudo pro espaço. Votar no Safatle ou na bancada feminista, tanto faz. "Para um homem de bem, a indiferença pode ser uma religião." "Que o mundo «está infestado com a escória do género humano» é perfeitamente verdade. (...)  Parece-me que o escritor não deveria tentar resolver questões como a existência de Deus, pessimismo, etc.
Entender um pouco mais sobre a fragilidade e os ciclos. Se é verdade que a história se repete, a primeira vez como tragédia e depois como farsa lembro do Roger Stone com o Nixon e o NPAC , Gingrich, os Birthers - do qual o mais destacado incompetente virou presidente. O que é angustiante entender sobre os republicanos nos EUA é o paralelo inevitável com o que vivemos no brasil. Temos nossa Sarah Palin armada empunhando e ameaçando as vesperas da eleição - por que a violência explicita terceirizada ou canalizada por uma mulher, até nisto subserviente? Temos nosso Tea Party mais cínico e nada disfarçado. com empresários do agro e bilionários associados. Temos nossa Ann Coulter no Olavo de carvalho. Temos nossos Birthers que insistem na republica de curitiba depois de tudo que aconteceu. Mas mais que tudo temos a abdicação dos republicanos pelo cumprimento  das regras tácitas depois de um século que erodiram a democracia americana  Sem inocencia de esquecer a atuação do governo eleito na

Sobre o gado ou Nome aos bois

Astrologia, alienígenas perambulando e abduzindo, citar e adorar torturador, criacionismo, defender que a população se arme, design inteligente, ditadura de 64 não foi golpe, dizer "feminazi", dogmatismo, falar em “ideologia de gênero”, fascismo, fazer arminha com a mão, fé que empresa privada tem objetivo social, homeopatia, impor próprios valores aos outros quando ninguém esta sendo ferido ou prejudicado, KKK, luta contra o aborto, machismo, mediunidade, meritocracia, milicia, milico, misticismo quântico, nazismo, olavismo, movimento antivacina, mulheres terem privilégios, mudanças climáticas são uma farsa, numerologia, parapsicologia, PMs, preconceito lgbtqia+, racismo, racismo reverso, reiki, trumpismo, telepatia, teologia da prosperidade, terapia de cores ou cristais, terraplanismo, ufanismo. Vizinhos, casal de professores universitários: um acredita em reiki e na astrologia, usa e abusa da homeopatia e vê espíritos perambulando (mas jura pelo caboclo das 7 encruzilhadas