Sentado na sala, lendo. Ultimas estrofes do poema Tabacaria. Toca The Second Waltz. Fecho a janela da rua... Não há espaço para conversa com o primeiro idiota que estende a mão... Temas enfadonhos... O dinheiro, desnecessário falar dele se em casa já temos o que comer... eleições uma bobagem, a novidade tecnológica da vez não resolve nada e o futuro da humanidade não me interessa mais, não tenho tanta presunção em saber... nem o futuro da minha filha no quarto ao lado sou capaz de conhecer... Música termina, escuto o Abul dizer "odeio quem me rouba a solidão sem em troca oferecer verdadeira companhia", vou pro quarto... Enfim, tudo parece definitivo...
É perfeito apagar todas as luzes, abrir a janela que dá para única árvore no fundo do quintal e ouvir as Gymnopédies. O que me faz pensar: árvore e Satie... Nada a fazer... Nada... Esperando Godot... Satie musicou Malone Morre, fez trilha sonora pro livro que é impossível de ser filmado ... Nem Bergman, Antonioni ou Kieslowski. Talvez se tivessem filmado Esperando Godot... Filme... Filme.. O Jack Nicholson (ah o subestimado godotweed) sem ter para onde ir com seu carro em Confissões de Schmidt me faz pensar, todas as vezes que assisti, em Esperando Godot... O Filme seria melhor com um final diferente... É triste vê-lo permanecer até o fim ignorante ... Sem perceber que não havia nubundu, era só mais um chiste de pessoas ambiciosas... É o Forrest Gump que cria o menino tendo certeza que é seu filho. Bom pro menino afinal! Ah, a maternidade. Ah! Qualquer engodo se justifica... Como são saudáveis as mulherzinhas.
Sobre ignorar verdades, me volto pra minha esposa deitada ao meu lado, que fala dormindo mas permanece em silêncio acordada e sem ter nenhum segredo que ela não possa saber, só segredos enfadonhos e interiores, penso no filme do Kubrick de olhos bem fechados... Penso na foto do Kubrick de quando ele filmou 2001, penso na cara do Abul, depois no Kubrick de novo.. Por que ele escolheu Ryan O'Neal para protagonista de um filme ... Queria provar que se pode fazer um filme espetacular com qualquer ator... O que importa são as idéias... Quem são Irene Jacob ou Juliet Binoche pós Kieslowski? Creio que também não seria exagero dizer que um grande ator pode levantar qualquer filme mediocre... O que faz Tom Hanks em O náufrago senão nos deliciar com a construção do personagem maior que o filme pouco inspirado do Zemicks? Bem, Tom Hanks ... A ignorância também está no topo... Já ouviram ele tentando pensar?... Assustador... Agora escuto o Rostro e o cello das suites do mestre... Ah, não vai além das variações Goldberg... Queria ter conhecido estas obras agora... Anos de felicidade única...
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