Pular para o conteúdo principal

Alice nasceu


Lendo o texto “Férias ateias” do Helio Schwartsman pensei no passado. O texto trata basicamente do quanto a influencia dos amigos pesa na vida de uma criança. Como cheguei a ter as idéias que tenho, quem me influenciou?


Na 5 serie, eu era amigão do Xandi, que tinha muito amor pra dar e engravidou uma mulher logo depois aos treze anos. Ele me contava sobre sacanagem desde cedo e eu não entendia porcaria nenhuma. O pai dele era muito carinhoso e vivia abraçando a irmã dele o tempo todo. Acho que até hoje ele tem uma loja de imóveis onde deve ter posto a filha em algum rateio, não sei.., nunca mais ouvi falar dela. No Clube dos professores, desde os 11 era amigo dos irmãos X. Z, que depois de velho e de ter filhos ainda prefere o time a qualquer coisa no mundo, fora claro jesuis e o mais novo, perdulário, faz todos os dias a conta para colocar a mãe e o pai no prelo, mas que a gasolina pra levar até o penhor, o faz ainda hesitar. Deus no que deu. Ainda tinha o menino que desde cedo já sabia que era o centro do mundo e que a mãe era testemunha de alguma coisa (sem ter visto nada). Marcante. Ele tinha aquele negócio no peito enorme, o ego. Ah, ia muito raramente em casa um menino muito magricela que corria esquisito (e que eu tinha certa simpatia por sofrer bullying) e que quase na fase adulta conseguiu ser demitido do BB por bom comportamento. Outros tiveram menos constância  como o filho do dono da casa que morávamos, menino tipicamente araraquarense (medroso, preconceituoso, desconfiado de não sei o que), saído do desenho dos Simpsons, ia em casa para ver se não tínhamos posto fogo em nada. Das crianças que conviveram com a minha irmã eu lembro da menina que pelo tamanho nasceu com 90 cm e cabelo, da colírio e da menina generosa, que ainda tem uma puta personalidade.

E eu? Carente até o ultimo fio de cabelo, dado a devaneios, pedindo amizade a qualquer custo, inseguro, deslocado e posteriormente amargo e irônico. Estranho ter passado por tudo isto. Que bom hoje viver de forma totalmente diferente!! Que bom largar os medos. Que bom aceitar a vida e ter alguns bons amigos.

Ao que vem a pergunta, tratava do texto do HS. Afinal, quem influenciará nossos filhos? Segundo o texto e as pesquisas por ele citadas, são os pares, indivíduos da mesma idade que tem o maior impacto na vida das pessoas.. irmãos, primos, amigos? Quais? Onde nos situamos na educação dos filhos, escolhedores de escola? Não sei o quanto conseguirei ajudá-las. O que posso fazer para que elas entendam: tudo passará.
Todos estes pensamentos, por que nasceu enfim minha segunda filha, na segunda feira dia 20 de maio de 2013 as 6:37, com 3710 gramas e 49 cm, com síndrome de down e problema cardíaco que parecia sério, mas que vem se mostrando menor (só teremos certeza após novos exames). Também associada ao down, outras doenças, que provavelmente só poderemos sanar ou aceitar com o passar dos anos.
De qualquer forma estão todas em casa, as meninas estão felizes juntas. Foi estranho deixá-las hoje de madrugada e vir pra São Paulo! Não foi uma manhã fácil. O que me fez pensar, não em mim, mas nela e no que ela passará, me deixou mais feliz. Cada vez que sei mais sobre o down, a docilidade e a alegria destas crianças, já me contagia. Coisas de pai coruja. Não sei se são todas as crianças, mas dizem que são elas as mais puras e doces do mundo. Então me lembrei de uma foto especial:


“No dia 14 de fevereiro de 1990, tendo completado sua missão primordial, foi enviado um comando a Voyager 1 para se virar e tirar fotografias dos planetas que havia visitado. A NASA havia feito uma compilação de cerca de 60 imagens criando neste evento único um mosaico do Sistema Solar. Uma imagem que retornou da Voyager era a Terra, a 6,4 bilhões de quilômetros de distância, mostrando-a como um "pálido ponto azul" na granulada imagem.


Sagan disse que a famosa fotografia tirada da missão Apollo 8, mostrando a Terra acima da Lua, forçou os humanos a olharem a Terra como somente uma parte do universo. No espírito desta realização, Sagan disse que pediu para que a Voyager tirasse uma fotografia da Terra do ponto favorável que se encontrava nos confins do Sistema Solar.
Essa foto acabou inspirando Carl Sagan a escrever o livro Pálido Ponto Azul em 1994.”


“Olhem de novo para esse ponto. Isso é a nossa casa, isso somos nós. Nele, todos a quem ama, todos a quem conhece, qualquer um dos que escutamos falar, cada ser humano que existiu, viveu a sua vida aqui. O agregado da nossa alegria e nosso sofrimento, milhares de religiões autênticas, ideologias e doutrinas econômicas, cada caçador e colheitador, cada herói e covarde, cada criador e destruidor de civilização, cada rei e camponês, cada casal de namorados, cada mãe e pai, criança cheia de esperança, inventor e explorador, cada mestre de ética, cada político corrupto, cada superestrela, cada líder supremo, cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu aí, num grão de pó suspenso num raio de sol.
A Terra é um cenário muito pequeno numa vasta arena cósmica. Pensai nos rios de sangue derramados por todos aqueles generais e imperadores, para que, na sua glória e triunfo, vieram eles ser amos momentâneos duma fração desse ponto. Pensai nas crueldades sem fim infligidas pelos moradores dum canto deste pixel aos quase indistinguíveis moradores dalgum outro canto, quão frequentes as suas incompreensões, quão ávidos de se matar uns aos outros, quão veementes os seus ódios.
As nossas exageradas atitudes, a nossa suposta auto-importância, a ilusão de termos qualquer posição de privilégio no Universo, são reptadas por este pontinho de luz frouxa. O nosso planeta é um grão solitário na grande e envolvente escuridão cósmica. Na nossa obscuridade, em toda esta vastidão, não há indícios de que vá chegar ajuda de algures para nos salvar de nós próprios.
A Terra é o único mundo conhecido, até hoje, que alberga a vida. Não há mais algum, pelo menos no próximo futuro, onde a nossa espécie puder emigrar. Visitar, pôde. Assentar-se, ainda não. Gostarmos ou não, por enquanto, a Terra é onde temos de ficar.
Tem-se falado da astronomia como uma experiência criadora de firmeza e humildade. Não há, talvez, melhor demonstração das tolas e vãs soberbas humanas do que esta distante imagem do nosso miúdo mundo. Para mim, acentua a nossa responsabilidade para nos portar mais amavelmente uns para com os outros, e para protegermos e acarinharmos o ponto azul pálido, o único lar que tenhamos conhecido.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a amizade

Um suspiro depois de um longo caminho e penso em todas as vezes que me equivoquei tentando controlar ou oprimir sem aceitação completa e incondicional da vida...  Vejo tão diferente....   Neste momento votar leve e sem esperança entendendo que reeleito ou não o psicopata burro com  apoio da crentinice, a democracia fracassou neste pais. Os retrocessos virão ainda mais com o próximo congresso, onde leis e práticas progressistas serão substituídas por limitantes e preconceituosas (mais que tudo hipócritas). Os ciclos se iniciam e impulsionam os seguintes: "a história se repete, primeiro como tragédia, depois como farsa". Até no senado, foi tudo pro espaço. Votar no Safatle ou na bancada feminista, tanto faz. "Para um homem de bem, a indiferença pode ser uma religião." "Que o mundo «está infestado com a escória do género humano» é perfeitamente verdade. (...)  Parece-me que o escritor não deveria tentar resolver questões como a existência de Deus, pessimismo, etc.
Entender um pouco mais sobre a fragilidade e os ciclos. Se é verdade que a história se repete, a primeira vez como tragédia e depois como farsa lembro do Roger Stone com o Nixon e o NPAC , Gingrich, os Birthers - do qual o mais destacado incompetente virou presidente. O que é angustiante entender sobre os republicanos nos EUA é o paralelo inevitável com o que vivemos no brasil. Temos nossa Sarah Palin armada empunhando e ameaçando as vesperas da eleição - por que a violência explicita terceirizada ou canalizada por uma mulher, até nisto subserviente? Temos nosso Tea Party mais cínico e nada disfarçado. com empresários do agro e bilionários associados. Temos nossa Ann Coulter no Olavo de carvalho. Temos nossos Birthers que insistem na republica de curitiba depois de tudo que aconteceu. Mas mais que tudo temos a abdicação dos republicanos pelo cumprimento  das regras tácitas depois de um século que erodiram a democracia americana  Sem inocencia de esquecer a atuação do governo eleito na

Sobre o gado ou Nome aos bois

Astrologia, alienígenas perambulando e abduzindo, citar e adorar torturador, criacionismo, defender que a população se arme, design inteligente, ditadura de 64 não foi golpe, dizer "feminazi", dogmatismo, falar em “ideologia de gênero”, fascismo, fazer arminha com a mão, fé que empresa privada tem objetivo social, homeopatia, impor próprios valores aos outros quando ninguém esta sendo ferido ou prejudicado, KKK, luta contra o aborto, machismo, mediunidade, meritocracia, milicia, milico, misticismo quântico, nazismo, olavismo, movimento antivacina, mulheres terem privilégios, mudanças climáticas são uma farsa, numerologia, parapsicologia, PMs, preconceito lgbtqia+, racismo, racismo reverso, reiki, trumpismo, telepatia, teologia da prosperidade, terapia de cores ou cristais, terraplanismo, ufanismo. Vizinhos, casal de professores universitários: um acredita em reiki e na astrologia, usa e abusa da homeopatia e vê espíritos perambulando (mas jura pelo caboclo das 7 encruzilhadas